quinta-feira, 26 de abril de 2012

Correio Clio


Março chegou e foi embora, mas deixou um marco importante para este curso, O Correio Clio, nosso informativo que chegou de forma bastante discreta, mas que assumiu um posto importante no Campus.

Com periodicidade pouco regular, nosso correio vem sempre tentando trazer informações relevantes aos nossos companheiros de curso, e por quê não dizer de Campus também, já que nossos leitores se estendem além do bloco da História e do turno da noite.

Em nossas três edições anteriores, apresentamos personalidades respeitadas na Academia, tais como Durval Muniz, então Presidente da ANPUH (Ed.: 00, de Mar.) e Gabriel Assis, professor da área de História do Ceará (Ed.: 01, de Dez.). Ressaltando a palestra de abertura da comemoração dos 50 anos do curso de História, no Teatro São João, e o III Visualidades.

Não podemos esquecer da divulgação das inúmeras atividades do Grupo PET/História UVA, como o IX Seminário de Pesquisa do Departamento de História – UFC, o XII Encontro de Iniciação Científica da UVA, além das Oficinas: Catalogação, Preservação e Divulgação dos Acervos Públicos e Privados dos Municípios da Região Noroeste do Estado do Ceará e Educação Patrimonial (vinculada ao projeto Escola Vai à Universidade). E não podemos esquecer o I Seminário PET e lembrar que teremos a segunda edição do evento (vide pág.:04 do Correio Clio nº.: 03).

Em um ano de produção tivemos poucas edições, mas o fato de continuarmos aqui revela a vontade de manter viva essa singela tradição de informar e que em mais um ano possamos continuar de pé comunicando, indicando e informando a todos que habitam o Campus de Ciências Humanas.

Baixe aqui as edições do Clio:

Obs.: Texto retirado do Editorial da Edição de Março de 2012.


Postado por:
Francisco de Sousa,
Bolsista PET.

segunda-feira, 9 de abril de 2012


Apresentação:
No intuito de continuarmos promovendo discussões no âmbito da História, o Grupo PET História da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, promove para a comunidade acadêmica o II Seminário PET, com a temática Arquivo e Patrimônio. Buscaremos por meio de Palestras, Minicursos, Simpósios Temáticos e Oficinas, abordagens que possibilitem o debate sobre  o tema e suas interdisciplinaridades.

Com base na temática central do Grupo PET História UVA, que é a preservação e catalogação de documentos e também da primeira experiência em 2011 de promover um seminário, lançamos a segunda edição do evento, organizado pelo tutor e pelos bolsistas com o apoio da Coordenação do Curso de História

A importância desta atividade não diz respeito apenas ao envolvimento e participação de profissionais e pesquisadores, mas também da sociedade como um todo, já que as reflexões propostas para esta edição possibilitam aos participantes o desenvolvimento de uma consciência histórico-cultural, elemento fundamental na formação da cidadania.

É uma oportunidade singular para mantermos um intercâmbio de ideias e experiências com especialistas locais e de outros espaços de pesquisa e ensino. A intenção é ampliar as discussões das relações entre Arquivo e Patrimônio, destacando a importância do Ensino e da Pesquisa, nesses campos de conhecimento e seus contextos interdisciplinares.

Inscrições Aqui


Postado por:
Francisco de Sousa,
Bolsista PET.