quinta-feira, 20 de setembro de 2012

O JORNAL COMO POSSIBILIDADE DE PESQUISA



Francisco de Sousa Furtado
Aline Mendes Lopes
Alan John Aguiar Cunha
-Bolsistas PET/História UVA

Tome bastante cuidado, a mídia pode transformar Vilões em Heróis...

A oficina O Jornal como possibilidade de pesquisa, ministrada na X Semana de História da UVA pelos estudantes Francisco de Sousa Furtado, Aline Mendes Lopes e Alan John Aguiar Cunha, bolsistas PET do projeto HEMEROTECA NEDHIS, no Campus Junco, apresentou o universo das pesquisas com periódicos para os alunos de História.
No primeiro dia, 11 de setembro, pela manhã, apresentamos um breve Quem Somos Nós... Onde expusemos um pouco do que é o Programa de Educação Tutorial-PET História UVA, o que é o Projeto Hemeroteca, de onde veio a ideia e a constituição da oficina.
A oficina teve como objetivos debater acerca do método indiciário de Carlo Ginzburg, além de conceitos contidos no livro A Ordem do Discurso, de Michel Foucault. Após esta introdução conceitual utilizamos vídeos comerciais e propagandas de jornais para exemplificarmos a discussão anterior. Finalizamos este primeiro momento, debatendo o indiciarismo como metodologia na pesquisa em periódicos, que acabou se estendendo para o segundo dia, 12 de setembro.
No segundo momento, foi exposta a pesquisa pessoal do bolsista Alan John Aguiar Cunha, pautada ponto por ponto, deixando o método estudado bastante exemplificado, visto que o indiciarismo se apresenta em diversos detalhes e métodos em uma só pesquisa.
Finalizamos com um breve diálogo-resumo de nossa oficina, deixando um pouco mais claro o que tentamos apresentar, além de esclarecer dúvidas e dar mais alguns informes sobre onde se encontra os principais periódicos de acesso livre ao público.


Postado por:
Francisco de Sousa e Aline Mendes.
Revisão: Tutor: Carlos Augusto.
Bolsista PET.

sábado, 1 de setembro de 2012



X Semana de História - História & Cultura Popular
Atendendo a inúmeros pedidos a comissão organizadora da "X Semana de História da UVA" decidiu prorrogar o prazo de inscrição até o dia 30 de Agosto, quinta-feira.

11 a 14 de setembro de 2012
Centro de Ciências Humanas – CCH / UVA
A X Semana de História é uma realização do Curso de Historia da Universidade Estadual Vale do Acaraú e um Grupo de Trabalho formado por alunos e traz como tema: História e Cultura Popular.

Nos últimos anos temos assistido em nosso país a um aumento considerável de debates em torno da preservação cultural articulada com o exercício da cidadania. Tem-se estabelecido uma discussão abrangendo vários segmentos sociais como gestores, empresários, intelectuais, escolas, ONGs, dirigentes políticos, cientistas, sociedade civil, etc., com a finalidade de construir uma consciência acerca da importância da preservação de nosso patrimônio sociocultural por meio de uma cultura cidadã e de paz. Infelizmente, percebemos que essa discussão ainda não conseguiu sensibilizar a maioria da população, sobretudo quando observamos o descaso com a preservação de monumentos, documentos históricos, saberes e práticas culturais, que acabam por desaparecer antes mesmos de serem estudados. Entretanto, não podemos deixar de destacar que iniciativas individuais e de alguns gestores, instituições públicas ou particulares, através de projetos, ações e programas, realizam uma política de salvaguarda de bens culturais, por meio de pesquisa, ensino e extensão, elaborando mecanismos que promovam uma melhoria das condições de preservação e difusão do patrimônio cultural brasileiro.

Dessa forma, a Semana de História será um espaço interinstitucional e interdisciplinar de debates entre Universidade, Escola e Sociedade sobre Cultura Popular, Política Cultural, História Cultural, Cidade e Patrimônio Cultural, diante da necessidade de promovermos debates sobre esses temas, de uma sociedade cada vez mais complexa, imersa em um mundo considerado globalizado em termos de informações e comunicações, porém, absolutamente segmentado no tocante a divisão dos bens produzidos por esta sociedade, e, portanto, apresenta demandas à escola e à universidade que não são possíveis de soluções sem que novos paradigmas políticos e educacionais sejam criados, assim como, sem que sejam realizadas reformas culturais e educacionais, políticas e sociais.

Nesse interim, destaque especial para a Conferência de Abertura do evento com a participação de um dos mais renomados historiadores, o italiano Alessandro Portelli, que é professor de literatura norteamericana na Universitàdi Roma "La Sapienza". É autor de inúmeros livros de literatura e de história oral, e desenvolveu diversos trabalhos de campo nos Estados Unidos e na Itália. Fundou o Circolo Gianni Bosio para a pesquisa sobre músicas e culturas populares, e foi por cinco anos conselheiro para a memória histórica da prefeitura de Roma.


Postado por:
Francisco de Sousa,
Bolsista PET.