quinta-feira, 20 de setembro de 2012

O JORNAL COMO POSSIBILIDADE DE PESQUISA



Francisco de Sousa Furtado
Aline Mendes Lopes
Alan John Aguiar Cunha
-Bolsistas PET/História UVA

Tome bastante cuidado, a mídia pode transformar Vilões em Heróis...

A oficina O Jornal como possibilidade de pesquisa, ministrada na X Semana de História da UVA pelos estudantes Francisco de Sousa Furtado, Aline Mendes Lopes e Alan John Aguiar Cunha, bolsistas PET do projeto HEMEROTECA NEDHIS, no Campus Junco, apresentou o universo das pesquisas com periódicos para os alunos de História.
No primeiro dia, 11 de setembro, pela manhã, apresentamos um breve Quem Somos Nós... Onde expusemos um pouco do que é o Programa de Educação Tutorial-PET História UVA, o que é o Projeto Hemeroteca, de onde veio a ideia e a constituição da oficina.
A oficina teve como objetivos debater acerca do método indiciário de Carlo Ginzburg, além de conceitos contidos no livro A Ordem do Discurso, de Michel Foucault. Após esta introdução conceitual utilizamos vídeos comerciais e propagandas de jornais para exemplificarmos a discussão anterior. Finalizamos este primeiro momento, debatendo o indiciarismo como metodologia na pesquisa em periódicos, que acabou se estendendo para o segundo dia, 12 de setembro.
No segundo momento, foi exposta a pesquisa pessoal do bolsista Alan John Aguiar Cunha, pautada ponto por ponto, deixando o método estudado bastante exemplificado, visto que o indiciarismo se apresenta em diversos detalhes e métodos em uma só pesquisa.
Finalizamos com um breve diálogo-resumo de nossa oficina, deixando um pouco mais claro o que tentamos apresentar, além de esclarecer dúvidas e dar mais alguns informes sobre onde se encontra os principais periódicos de acesso livre ao público.


Postado por:
Francisco de Sousa e Aline Mendes.
Revisão: Tutor: Carlos Augusto.
Bolsista PET.

Nenhum comentário:

Postar um comentário